segunda-feira, 30 de novembro de 2015

PIZZA DE ALICHE, AZEITONAS e ALCAPARRAS




Tudo Bem Pessoal?  Bom já faz mais de 1 ano que não posto nada!!  Agora vou tentar retomar o Blog e voltar a postar algumas receitas italianas. E falando em receitas italianas, como não falar de PIZZAS???  Essa pizza que passarei a receita a seguir é uma de minha prediletas, nada como reunir a família para uma pizzada!!! E essa pizza em especial feita com aliche é particularmente muito saborosa, o aliche é encontrado em bons supermercados e não pode faltar em nossa dispensa. O aliche é uma conserva siciliana , que leva 1 ano mais ou menos,dentro de uma salmora para ficar pronta, por isso é um ingrediente bem salgado e com gosto muito forte! Uma delícia! Bom vamos lá?


Ingredientes Para Massa:

  • 300 gr de Farinha de Trigo
  • 12 gr de Fermento Biológico Seco Instantâneo
  • 10 gr de Sal
  • 300 ml de Água Morna
Preparo da Massa:

       Em uma travessa grande dissolva o fermento em toda a água e reserve por 10 ou 15 minutos, feito isso adicione 100 gr de farinha misture bem até obter uma mistura bem homogênea e deixe fermentar por uns 20 ou 30 minutos( ate formarem muitas bolhas estourando, aspecto semelhante a uma esponja). Após a primeira fermentação adicione o restante da farinha e sal amassando tudo ate que a massa fique homogênea e e comece a desgrudar da mão. caso não desgrude vá adicionando farinha de pouco em pouco, e caso fique muito seca adiciona um pouquinho de água. A massa precisa ter uma textura consistente lisa e homogênea sem fica dura de mais nem grudenta de mais. Conseguindo chegar nesse ponto faça uma bola com a massa, coloque-a numa forma enfarinhada para que não grude,cubra com um pano e deixe em um lugar quente e seco para que posso crescer e completar a fermentação esse processo leva45 minutos, tempo suficiente para nós prepararmos os ingredientes da pizza!!


Ingredientes Para o Recheio:


  • 200 gr de mussarela ralada ou triturada
  • 1 dente grande de alho fatiado finamente
  • 3 colheres de sopa de molho de tomate
  • 5 filés de aliche picados grosseiramente
  • 1/4 de xícara de azeitonas pretas sem caroço picadas grosseiramente
  • 1/2 colher de sopa de orégano seco
  • 1 colher de sopa de alcaparras lavadas e drenadas (para tirar o excesso de sal)

Esticando a Massa:

      Pessoal aqui não tem muito segredo, enfarinhe bem a superfície de uma mesa bem lisa como vidro ou pedra( nunca sobre uma superfície porosa como madeira), então coloque sobre a superfície enfarinhada a nossa massa que a essa altura ja deve ter crescido e dobrado de tamanho. Aperte com as mãos bem no centro dela fazendo como que ela fique achatada. Feito isso pegue um rolo de pizza ou mesmo uma garrafa de vinho e comece a rolar sobre a massa e todas as direções usando um pouco de pressão ate atingir o tamanho desejado( lembre que quanto maior a massa, ela fica mais fina e quanto menor ela fica mais grossa ). Vá sempre enfarinhando pra que não grude e é só isso!! Bom agora vem a parte difícil, com cuidado coloque a massa pronta sobre uma forma redonda( de pizza),essa parte e complicada pois como a massa é fresca as vezes rasga ou gruda, mas com a pratica vai dar certo!!

      Nesse ponto pessoal o forno a gás já deve estar pré aquecido em fogo alto, ou se for usar o forno a lenha ele já deve estar bem quente a ponto de sentir o calor na parte externa do forno, e com as brasas situadas bem ao fundo do forno(pois só precisamos do calor do forno e não de labaredas de fogo). Fazer a Pizza em forno a lenha faz toda a diferença, é mais rápido a massa cresce melhor e fica mais dourada, porém no forno a gás da certo também e ficam ótimas!!No forno a gás nao precisamos rodar a virar a pizza, pois o calor é mais uniforme. E no forno a lenha temos que virar para que cozinhe tudo por igual!!

Montando a Pizza:

    Bom agora chegou a parte mais legal, é como decorar uma árvore de natal!! Pegue a forma com a massa em cima. Coloque sobre a massa o molho de tomate e espalhe bem sobre a massa, agora coloque e espalhe bem a mussarela, sem deixar que chegue muito nas bordas(deixe um dedo de sobra), adicione os aliches, depois as alcaparras então coloque as azeitonas pretas e o alho, tudo distribuído de forma bem uniforme e que a pizza fique ''bonita'' e ''atraente', por ultimo coloque o orégano sobre tudo e pronto pessoal, pode colocar no forno!!!   O tempo médio no forno a lenha é de 5 minutos e no forno a gás de 20 minutos, fique observando a massa crescer no forno, e os ingredientes cozinharem, assim que a mussarela derreter e der uma gratinada, nossa pizza estará pronta!!!!

BOM APETITE!!!






2 comentários: